Licença Maternidade e Paternidade

Tudo sobre Licença Maternidade e Paternidade

Licença Maternidade e Paternidade

O nascimento de um filho transforma totalmente a vida de uma mãe e do um pai. Pois o dia a dia não será o mesmo, sendo realista, a vida não será a mesma desse dia em diante.

Mas para das alguns dias de costume com essa novidade na vida, existe um beneficio para os pais. Esse tal benefício se chama licença maternidade e licença paternidade.

Esse benefício defendido por lei garante á mãe e ao pai alguns dias para cuidar do seu bebê. Assim os deixando afastados de suas funções profissionais.

Mas mesmo sendo um benefício concedido por lei, muitos pais não possuem informações completas sobre isso. Que é uma grande pena, pois é como se fosse um dever dos dois conhecer essa lei, pois é um direito deles que garantem uma atenção ao bebê.

Mas para solucionar esse fato, iremos mostrar nesse artigo algumas informações referentes á licença maternidade e paternidade.

Como funciona a licença maternidade

Na ação da licença maternidade a mãe fica afastada de suas obrigações profissionais por pelo menos 120 dias (4 meses), ou até 180 dias (seis meses).

O prazo de 180 dias é destinado apenas para as empresas que aderiram o Programa Empresa Cidadã. No caso das empresas que estão inscritas nesse programa, elas recebem um benefício financeiro por ampliar a licença maternidade.

Assim tornando esse fato algo positivo para os dois lados, para a mãe e para a empresa.

Logo á pós o prazo da licença ser finalizado a mãe tem liberdade de dar entrada em suas férias, assim prolongando mais ainda o seu benefício e tendo mais tempo então para seu bebê.

Para mulheres que são servidoras públicas, o auxilio maternidade é garantido durante 6 meses.

Essa mesma coisa acontece com mães que adotam crianças ainda bebês, mas aqui o benefício é chamado salário maternidade.

Como funciona a Licença Paternidade

Já por outro lado temos a licença paternidade, mas calma, para o pai o benefício não funciona da mesma forma da mãe. O período do benefício é bem menor, pois os pais só podem ficar afastados de suas funções profissionais por 5 dias.

E funciona apenas para homens que possuem carteira assinada. Nesse período de afastamento os pais não possuem direito á renda remunerada.

Mas no caso de servidores federais, os trabalhadores possuem o direito de ficarem afastados por 20 dias remunerados.

E caso a empresa tenha aderido o programa Empresa Cidadã eles podem garantir o mesmo tempo de afastamento aos funcionários que não são pais.

Esses funcionários possuem além do mesmo direito de dias o mesmo beneficio fiscal oferecido aos indivíduos afastados pela licença paternidade.

Para ter direito completo á esse benefício é preciso que o pai tenha dado entrada no período de afastamento no prazo de dois dias uteis á pós o parto ou adoção.

Esses foram alguns detalhes sobre o benefício legal de licença maternidade e paternidade.

Agora se você estiver dentro dos quesitos necessários você poderá ter um tempo livre do seu trabalho para cuidar bem do seu bebê.

 

 

Licença Maternidade e Paternidade
4.8 (96%) 5 votes

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!